You are currently viewing Como liberar espaço no Ubuntu e Linux Mint

Como liberar espaço no Ubuntu e Linux Mint

À medida que o tempo passa, você pode notar que seu espaço em disco gradualmente se esgota. A explicação para isso é que, com o tempo, os arquivos inúteis enchem rapidamente seu disco rígido.

Isso acontece principalmente durante a instalação de pacotes de software. Durante a instalação, esses arquivos geralmente são armazenados em cache no diretório /var/cache/ antes da instalação, caso você precise instalá-los novamente.

Infelizmente, o Ubuntu não possui uma maneira automatizada de remover esses arquivos que não são mais necessários ao sistema. Como tal, eles se acumulam a cada instalação consecutiva de pacotes e consomem enormes pedaços de espaço em sua unidade.

$ sudo apt autoremove

Este comando elimina os pacotes que foram instalados automaticamente para satisfazer as dependências de outros pacotes e não são mais necessários como dependências.

Outro comando que você pode considerar executar é:

$ sudo apt clean

O comando limpa os pacotes residuais deixados no diretório /var/cache/ .

Agora vamos mudar o foco em como você pode liberar espaço em disco usando alguns aplicativos GUI na distribuição Ubuntu e Linux Mint .

1. Estacionário

Escrito em C++ , o Stacer é um aplicativo GUI gratuito e de código aberto que monitora e otimiza seu espaço em disco. Ele fornece uma interface de usuário intuitiva e atraente que fornece uma visão geral das estatísticas de uso de seus recursos, como RAM, CPU e utilização de disco. Além disso, fornece informações sobre as informações do sistema e a utilização da largura de banda .

O Stacer fornece alguns recursos úteis para gerenciar processos, aplicativos de inicialização, serviços do sistema e desinstalar aplicativos. Vale a pena notar é o limpador de sistema que se livra de caches de pacotes que ocupam grandes quantidades de espaço em disco. Além disso, ele também esvazia a lixeira e limpa relatórios de falhas, caches de aplicativos e logs, liberando espaço em disco.

Para instalar o Stacer em seu sistema, execute o comando:

$ sudo apt update
$ sudo apt install stacer

2. Limpador do Ubuntu

Desenvolvido em Python, o Ubuntu Cleaner é mais uma opção de GUI que faz um trabalho decente ao liberar espaço em disco no Ubuntu / Mint. A ferramenta gráfica limpa o sistema removendo os seguintes arquivos:

  • Kernels antigos do Linux
  • Cache do navegador
  • Cache de miniaturas
  • Cache de aplicativos
  • Cache APT
  • Quaisquer pacotes desnecessários

O Ubuntu Cleaner é de código aberto e totalmente gratuito.

Para instalar o Ubuntu Cleaner, clone o repositório git.

$ git clone https://github.com/gerardpuig/ubuntu-cleaner.git

Em seguida, atualize seu índice de pacotes e instale o pacote de limpeza do Ubuntu da seguinte maneira:

$ cd ubuntu-cleaner
$ ./ubuntu-cleaner

3. BleachBit

Projetado para sistemas Windows e Linux, BleachBit é um limpador de disco gratuito e de código aberto que libera rapidamente seu disco à medida que seu PC se enche de arquivos indesejados.

Com o BleachBit , você pode destruir arquivos temporários, excluir cookies, limpar o histórico da Internet e descartar arquivos de log de aplicativos e arquivos desnecessários no sistema.
Além disso, o BleachBit atua como um limpador para navegadores da Web, como Firefox e Chrome, para citar alguns.

O BleachBit está disponível nos repositórios do Ubuntu e você pode instalá-lo usando o gerenciador de pacotes APT da seguinte forma:

$ sudo apt update
$ sudo apt install bleachbit

4. Varredor

Nativo do ambiente de desktop KDE, o Sweeper é um aplicativo de limpeza de sistema que limpa seu disco rígido de arquivos inúteis, como cache de miniaturas, lixo do navegador da web, como cookies, histórico da web, cache temporário de sites visitados e também se livra de arquivos em seu lixo.

Existem duas maneiras de instalar um Sweeper. Você pode instalá-lo a partir do repositório oficial do Ubuntu da seguinte forma:

$ sudo apt update
$ sudo apt install sweeper

Além disso, você pode instalar usando snap como mostrado. Primeiro, certifique-se de que o snap esteja ativado em seu sistema.

$ sudo apt update
$ sudo apt install snapd

Em seguida, instale o Sweeper.

$ sudo snap install sweeper --edge

5. rmLint

A última da lista é a ferramenta rmLint . A ferramenta percorre vários diretórios e ajuda a identificar arquivos e diretórios duplicados , links simbólicos quebrados e binários não removidos.

Ele não exclui esses arquivos em si, mas gera uma saída executável, como JSON ou scripts de shell que você pode usar para excluir os arquivos. Ele verifica arquivos e diretórios e determina de forma inteligente as duplicatas. Quando duplicatas são encontradas, você pode prosseguir e excluí-las usando scripts gerados automaticamente.

Para instalar o rmLint , basta executar o comando:

$ sudo apt install rmlint

Para iniciar a interface gráfica, execute o comando:

$ rmlint --gui

Esse foi um resumo de algumas das ferramentas GUI mais populares que você pode usar para liberar espaço em disco em seu sistema Linux.

Deixe um comentário