A partir da última terça-feira, 7 de junho, os cartórios brasileiros começaram a aceitar cartórios online. O processo, que deu seus primeiros passos em 2020 por conta da pandemia, é visto como um fator chave na migração de serviços vitais para um ambiente 100% digital.
Essa novidade beneficiará milhões de brasileiros, pois não será mais necessário ir a um cartório. Todo o procedimento é feito através da plataforma e-Notariado. Confira todos os detalhes abaixo.
O que é e como funciona o reconhecimento de firma?
Em suma, é a notarização que garante a autenticidade da assinatura no documento. Por exemplo, ao finalizar a compra de um imóvel ou veículo, é fundamental que o processo traga mais segurança.
Por isso, é um dos serviços mais requisitados dos cartórios brasileiros. O reconhecimento face a face pode ser feito de duas maneiras: por similaridade ou autenticidade. Na primeira, basta comparar a assinatura do documento com a do signatário, mas na identificação de autenticidade, a assinatura é feita na presença de um notário.
Como reconhecer a firma de um documento pela internet?
- Antes de começar, o primeiro passo é obter um certificado digital autenticado, que pode ser emitido gratuitamente pelo portal e-Notariado clicando aqui. Basta preencher seus dados no formulário abaixo (você também precisará enviar uma foto). Este certificado servirá como prova de identidade no registro.
- Em seguida, você precisa criar um fluxo de assinatura clicando aqui e clicando em “Criar seu fluxo”.
- Após instalar o componente de assinatura digital clicando em “Instalar”, utilize o certificado criado anteriormente para acessar o sistema e enviar o documento que terá firma reconhecida (não esqueça de indicar quem deve assinar o documento).
Pronto! Os pagamentos do programa podem ser feitos via Pix ou cartões de débito, ou pela própria plataforma. A identificação presencial por semelhança é cobrada no mesmo valor, listado por estado.
É importante ressaltar que todas as partes envolvidas devem assinar documentos com seus respectivos certificados digitais para que o cartório emissor dê o aval da assinatura eletrônica. Por fim, os arquivos identificados ficam acessíveis por 30 dias. Vale ressaltar também que a troca de dados é criptografada, aumentando a segurança do serviço.