You are currently viewing Melhores configurações do VirtualBox 2022

Melhores configurações do VirtualBox 2022

VirtualBox é um aplicativo de virtualização multiplataforma. Ele permite que você execute um sistema operacional dentro de um sistema operacional. Embora forneça uma configuração razoável pronta para uso, mostrarei algumas dicas e truques para fazê-lo funcionar melhor no Linux.

Abra o VirtualBox e vamos começar!

Criar uma máquina virtual
Antes de mergulharmos na configuração, precisamos criar uma máquina virtual. Isso é o que vamos fazer primeiro. Se você já tiver uma máquina virtual, sinta-se à vontade para rolar para a próxima seção.

Vamos iniciar o processo clicando no botão “Novo” no canto superior esquerdo. Nomeie sua máquina virtual e escolha o tipo e a versão corretos.

O próximo passo é escolher quanta RAM a máquina virtual pode usar. O VirtualBox escolherá automaticamente a quantidade recomendada de RAM para o seu sistema. No entanto, se você tiver muita RAM, sinta-se à vontade para adicionar alguns GB para obter melhor desempenho. Para qualquer distribuição Linux em uma máquina virtual, recomendo pelo menos 2 GB.

Agora você precisa selecionar o disco rígido, o tipo de arquivo do disco rígido e o tamanho do disco rígido. Você pode manter as configurações padrão para o disco rígido e os tipos de arquivo do disco rígido. Em relação ao tamanho do disco rígido, recomendo alocação dinâmica. A alocação dinâmica preenche o espaço em disco à medida que a quantidade de dados aumenta. Geralmente ocupa menos espaço. Como tamanho máximo do disco rígido virtual, defino para 30 GB, pelo menos 15 GB é recomendado.

A última etapa antes de inicializar sua máquina virtual é selecionar o arquivo ISO da sua distribuição, é claro!

Clique com o botão direito do mouse na entrada da sua máquina virtual na lista → Armazenamento → botão + → Adicionar unidade óptica → Selecione seu ISO

Agora que criamos uma máquina virtual, é hora de explorar as melhores configurações para garantir que ela funcione como um top!

Melhores configurações

Acesse as configurações da sua máquina virtual clicando com o botão direito do mouse na lista.

Depois de iniciar a janela de configurações, vá para a guia Sistema → Processador. Aumente o número de núcleos de CPU disponíveis para a máquina virtual. O número de núcleos de CPU que você deve alocar depende de sua CPU. (observe as barras vermelhas e verdes). Eu costumo alocar metade de todos os núcleos disponíveis.

Em Sistema → Placa-mãe, habilite EFI. Ativar a EFI cria uma partição .efipartition, que faz com que a máquina virtual use UEFI no BIOS. Tanto o UEFI quanto o BIOS são softwares de baixo nível que iniciam quando uma máquina é inicializada. UEFI é uma alternativa moderna ao BIOS, projetada para superar as limitações do BIOS.

Para tornar sua experiência de desktop em uma máquina virtual o mais suave possível, precisamos aumentar a memória de vídeo e habilitar a aceleração 3D. Você pode fazer isso na guia Sistema → Exibição.

Dependendo da sua versão do VirtualBox, você também poderá escolher Graphic Controller . Na minha experiência, o VBoxSVGA funciona melhor. Por exemplo, você pode obter a resolução de tela cheia de um Live CD via VBoxSVGA. Eu demonstro isso no vídeo abaixo.

Bota

Depois de definir essas configurações, finalmente é hora de iniciar a máquina virtual! Se sua sessão ao vivo não expandir para tela cheia, tente alterar o controlador gráfico.

Adições de convidados do VirtualBox
O VirtualBox Guest Additions é um software especial que fornece os seguintes recursos para a melhor experiência de máquina virtual:

  • Melhor desempenho da máquina virtual
  • Arraste e solte arquivos entre o sistema host e a máquina virtual de forma intercambiável
  • Compartilhe a área de transferência de uma máquina virtual com o sistema host
  • Compartilhar diretórios entre o sistema host e a máquina virtual
  • muitos mais!

Você pode instalá-lo com as seguintes etapas:

Janela de máquina virtual → Dispositivos → Inserir imagem de CD de adições de convidado → Clique em Executar na janela pop-up dentro da máquina virtual Linux.

Você pode encontrar instruções mais detalhadas sobre como habilitar pastas compartilhadas do VirtualBox em qualquer distribuição Linux no meu post.

Conclusão

Neste post, exploramos várias configurações para a melhor experiência de máquina virtual Linux. Além de configurar nossas máquinas virtuais, você também aprendeu a instalar o VirtualBox Guest Additions, que fornece vários recursos para usuários avançados do VirtualBox.

Deixe um comentário