Promover qualidade de vida para o paciente e seus familiares, este é o principal objetivo dos cuidados paliativos. Apesar de muitos acreditarem que devem ser apenas usados quando não há mais chances de cura, estes cuidados podem ser empregados em diversos cenários e para trazer maior bem-estar em inúmeras doenças, não somente em casos oncológicos.
Outro ponto importante sobre os cuidados paliativos é que o atendimento pode ser realizado em home care ou no hospital, a depender da etapa e tratamento da doença. Muitas famílias preferem o paciente em casa e, por isso, montam uma estrutura para que ele possa receber assistência no lar.
No entanto, é comum que existam dúvidas sobre a importância desses cuidados no atendimento home care. Pensando nisso, preparamos este texto para esclarecer esses pontos sobre o tema. Acompanhe e boa leitura!
O que são cuidados paliativos?
O que antes estava relacionado com a terminalidade de doenças, hoje é visto como práticas para proporcionar conforto aos pacientes.
Os cuidados paliativos são empregados nas mais diversas doenças e mostraram-se ainda mais necessários durante a pandemia da COVID-19, em que era importante manter a qualidade de vida não somente dos pacientes, como também dos familiares que se preocupavam com uma doença ainda pouco conhecida.
Sendo assim, trata-se de uma abordagem para aumentar o conforto dos pacientes, além de tratar de fatores indiretamente ligados à doença, como: problemas físicos, mentais e psicossociais.
Quais são os benefícios?
Os benefícios promovidos pelos cuidados paliativos são:
- Promover qualidade de vida;
- Incluir aspectos psicológicos no tratamento do paciente;
- Proporcionar o alívio de sintomas, como dor e mal-estar;
- Dar suporte aos familiares e ajudá-los a lidar com a rotina do tratamento;
- Oferecer suporte para que a vida do paciente siga o mais próximo da normalidade e rotina, sempre que possível.
Como funciona o atendimento home care?
Como mencionamos anteriormente, muitos familiares preferem que o paciente siga em tratamento e cuidado paliativo em casa. Por isso, sempre que possível e autorizado pelos profissionais de saúde, ocorre o atendimento home care.
Nesses casos, é essencial que toda uma infraestrutura seja montada em casa, além de poder contar com profissionais da área da saúde como enfermeiros, cuidadores, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos especializados para acompanhar o paciente. Os profissionais necessários e a frequência com que eles visitam a residência depende da necessidade de cada caso clínico.
Além disso, para que o atendimento home care funcione, diversos aparelhos podem ser instalados no cômodo onde o paciente ficará, como: equipamentos de suporte de vida como ventilador mecânico, cilindros ou concentradores de oxigênio e até aparelhos para monitoramento dos batimentos cardíacos e oxigenação.
Qual a importância de unir os cuidados paliativos ao atendimento home care?
Sem dúvidas, o atendimento home care já promove um grande conforto para o paciente e seus familiares. Esse sentimento pode ser ampliado com o auxílio dos cuidados paliativos, o qual é capaz de focar ainda mais no bem-estar e qualidade de vida do paciente e todos que estão à sua volta.
Com profissionais especializados e multidisciplinares, os cuidados paliativos em casa ajudam a lidar com a doença de forma mais leve, assim como entender as fases do tratamento e da vida.
Dessa forma, todos que estão lidando com a doença, direta ou indiretamente, sentem-se mais amparados e preparados para enfrentar o dia a dia do tratamento. Tudo isso proporcionado no conforto do lar e com o acolhimento familiar.
Então, agora que você já sabe a importância dos cuidados paliativos no atendimento home care, é possível que se sinta mais preparado para optar, junto com a equipe multidisciplinar, na melhor forma de abordagem para um familiar em tratamento.