Muitas pessoas usam a guia anônima do Google Chrome para acessar sites de forma privada enquanto estão fora de casa. Este é um recurso muito útil para os viajantes, pois permite que eles evitem salvar seu histórico. No entanto, existem muitas dúvidas sobre a segurança desta função. Alguns até afirmam que os funcionários do Google questionam sua segurança.
A chefe de marketing do Google, Lorraine Twohill, pediu à empresa que criasse um guia anônimo “verdadeiramente privado” por e-mail. Segundo a Bloomberg, ela disse que teve que usar uma linguagem “confusa” sobre o recurso e que isso afetaria a confiança do usuário na empresa.
O Google ainda não abordou publicamente o processo. A empresa está enfrentando um processo de bilhões de dólares por supostamente rastrear a navegação privada em seu navegador Chrome. O Google alega que não rastreia a navegação no modo privado, mas o caso ainda está em andamento nos Estados Unidos.
Os funcionários do Google afirmam que sua empresa engana seus usuários ao alegar que seus hábitos de navegação não são rastreados. Na verdade, este não é o caso; vazamento de informações é possível com quase qualquer método de navegação na web. Uma pesquisa do Google descobriu que 56,3% dos usuários acreditavam que seus dados de navegação estavam seguros quando usavam o modo privado.
Guia Anônima do Chrome é segura?
O Google afirma que os usuários estão cientes de sua política de privacidade toda vez que abrem o modo de navegação anônima. Isso ocorre porque o Google afirma que o histórico e os cookies não são salvos neste modo. No entanto, os usuários ainda podem ser rastreados por seu provedor de internet ao usar o serviço. A empresa explica isso na primeira guia do Google Service.
Os funcionários do Google afirmaram que precisavam parar de se referir ao serviço como “Anônimo” e remover o ícone do espião de seu logotipo. Outras pesquisas mostraram que os usuários não estavam cientes de como o serviço realmente funcionava. O Google não anunciou nenhum plano para alterar seu modo de navegação privada ou removê-lo.