O Linux foi criado em 1991 por um estudante do ensino médio chamado Linus Torvalds. É um projeto de código aberto que inclui muitos sistemas operacionais ou sistemas operacionais diferentes. Devido às contribuições de uma comunidade de desenvolvedores, vários sistemas operacionais Linux podem ser encontrados.
Existem muitas distribuições diferentes do Linux; alguns são mais populares do que outros. Eles vêm em diferentes tamanhos e formas. Depois de analisar muitas distribuições populares, uma empresa criou uma lista das 6 mais conhecidas. Estes estão listados abaixo com uma descrição dos recursos e funções de cada um.
Ubuntu
Ubuntu é um sistema operacional de código aberto popular que muitas pessoas começaram a usar depois de experimentar o Linux inicialmente. A distribuição foi criada pela Canonical e aposta no suporte de longo prazo, ou LTS; suas versões recebem grandes atualizações por mais de cinco anos. O site do projeto detalha como aprender mais sobre o Ubuntu.
Linux Mint
Por ser baseado no Ubuntu, o Linux Mint é muito popular em sistemas que exigem alto desempenho. É capaz de rodar até mesmo nos menores computadores devido ao seu alto desempenho. Os clientes usam esse sistema operacional porque desejam um sistema que possa atender à maioria de suas demandas.
Desde seu lançamento em 2006, o Linux Mint foi atualizado regularmente com novos recursos e funcionalidades. A atualização mais recente foi em agosto de 2022; adicionou novas funcionalidades ao software. Além disso, o Mint incorpora uma versão do software chamada Ubuntu; é baseado no mesmo código-fonte do Ubuntu. Saiba mais sobre o Ubuntu e outras distribuições relacionadas em seu site.
MX Linux
O MX Linux é uma distribuição leve destinada a hardware mais antigo. Ele combina uma interface gráfica de usuário leve com configurações simples e desempenho estável. O MX Linux suporta pacotes Debian padrão; ele também suporta três ambientes gráficos diferentes: XFCE, Fluxbox e KDE.
Desde 2013, os membros da comunidade MX Linux atualizam e desenvolvem continuamente a distribuição. A comunidade por trás do projeto está conectada ao antiX e MEPIS, duas outras distribuições populares. Ambas as comunidades oferecem um sistema modular; os usuários podem escolher quais aplicativos instalar. Essa abordagem incentiva os usuários a escolher programas e aplicativos específicos de que precisam. Ao escolher quais aplicativos serão instalados, as pessoas podem criar uma experiência mais personalizada com o MX Linux.
Manjaro
Manjaro é famoso por seu estilo de distribuição moderno e atraente. Ele inclui o repositório Arch, que torna a adição de novos aplicativos e extras mais fácil do que nunca.
Manjaro é uma distribuição Linux que suporta várias outras arquiteturas além do x86. Isso possibilita a instalação em dispositivos como o Raspberry Pi e outros PCs convencionais. Ele também pode ser executado em sistemas ARM, tornando-se uma das distribuições mais versáteis do mercado. O site do Manjaro tem informações adicionais sobre o programa.
Pop!_OS
Manjaro é uma distribuição Linux versátil que é compatível com vários outros sistemas operacionais além do Microsoft Windows. Essa adaptabilidade permite que o software seja executado em dispositivos como o Raspberry Pi e outros PCs convencionais. Além disso, o software suporta outras arquiteturas, como ARM, tornando-o apropriado para uso em dispositivos selecionados, como o Pi. Encontre mais informações sobre Manjaro em seu site oficial.
Pop!_OS é uma distribuição Linux baseada no Ubuntu que busca ser a versão mais simples do Linux. Ele fornece configuração e funcionalidade rápidas para usuários casuais. O Pop!_OS inclui recursos e atalhos adicionais destinados a melhorar a produtividade de seus usuários.
Como o Pop!_OS prioriza a simplicidade, ele vem com menos aplicativos extras pré-instalados do que outros sistemas operacionais. Os usuários avançados precisam gastar mais tempo instalando software que já está incluído em outras versões do sistema operacional. Mais informações sobre o sistema operacional podem ser encontradas em seu site.
Kali Linux
O Kali Linux é um sistema operacional focado em segurança, auditoria de computadores e prevenção de intrusões. Seu software inclui até um cracker de senhas, dando ao sistema operacional muito prestígio entre os profissionais de segurança cibernética. Embora o Kali Linux seja destinado a profissionais de segurança, seu foco não se limita a eles.
Como resultado de seu foco na segurança digital, os usuários do Linux com mais experiência no sistema operacional podem achar isso intimidador. No entanto, a distribuição ainda oferece funcionalidades que até mesmo usuários iniciantes podem utilizar. Saiba mais sobre isso no site do projeto.