Nesta segunda-feira, a xAI, empresa de inteligência artificial de Elon Musk, anunciou o lançamento do Grok 3, a mais recente versão de seu chatbot, que promete revolucionar o mercado de IA. Musk destacou que o Grok 3 é “assustadoramente inteligente” e conta com 10 vezes mais poder computacional do que seu antecessor, lançado em agosto de 2024.
O novo produto tem como principal diferencial a utilização de mecanismos de autocorreção, que evitam os erros, conhecidos como “alucinações”, comuns em outros chatbots de IA. Segundo Musk, o Grok 3 está superando todos os concorrentes nos testes realizados até agora, colocando-o à frente de outras soluções, como o ChatGPT da OpenAI e a plataforma chinesa DeepSeek, que recentemente lançou a R1, um chatbot de baixo custo e alta qualidade, aumentando a concorrência global no setor.
A xAI entra em um mercado saturado de IA cada vez mais sofisticada, enquanto Musk se vê novamente em confronto com Sam Altman, antigo colaborador e agora rival, no setor. O lançamento do Grok 3 também ocorre em um contexto de reestruturações e cortes de gastos nas agências federais dos Estados Unidos, levantando preocupações sobre possíveis conflitos de interesse envolvendo os diversos negócios de Musk, como a Tesla, SpaceX e a rede social X.